Durante algumas pesquisas, encontrei um post interessante sobre Java EE. Basicamente, este post é um "caminho das pedras" para quem deseja se aventurar no desenvolvimento Java para a web.
Java EE - Por onde começar?
Bom, quando eu queria começar a estudar para Java EE, tracei uma lista de passos de estudo que tem dado certo. Então pensei em ajudar aqueles que estão no Java SE, ou que nem mesmo começou a estudar Java e quer desenvolver para a web usando Java.
Começando com quem nem mesmo conhece Java SE:
- Aprenda pelo menos os conceitos e desenvolva programas em Java SE. Eu indico o livro "Use a cabeça! Java" ou sua versão em inglês (Head First! Java), caso a pessoa não tenha problemas com o mesmo. Eu estudei pelo Deitel e me arrependo. É um livro com leitura muito intediante e cansativa. Não cheguei a ler o que recomendei, mas já me foi muito recomendado e já li "Head First! HTML, CSS & XHTML", da mesma série, e adorei a forma como o livro é feita. Então, não tente pular as coisas, tenha boa lógica de programação e saiba os conceitos de Java.
Para quem já sabe programar em Java SE:
- Se você não sabe HTML, é melhor nem começar a estudar Java EE enquanto não aprender. Também é recomendável aprender Javascript e, se quiser fazer sites com boa aparência sem um webdesigner, saber CSS também. Eu aprendi HTML (e também XHTML, que exiguem mais algumas regras) e CSS com o livro que eu citei antes: Head First! HTML, CSS & XHTML. A versão dele em português é a mesma coisa, trocando "Head First" por "Use a cabeça". Já postei aqui um site com vários e-books em inglês, sendo que lá eu encontrei esse e outros livros. Javascript eu aprendi vendo video-aulas, lendo artigos e treinando mesmo. Lendo o livro que eu disse, você já vai praticar fazer webdesign básico.
- Aprenda a usar JDBC, caso não o saiba ainda. JDBC é usado para se comunicar com o banco de dados. E uma aplicação WEB sem banco de dados não é nada.
- Após aprender os itens acima, inicie seus estudos em JSP e Servlets. Comece aprendendo os conceitos do protocolo HTTP. Depois, aprenda os conceitos de servlet e como uma JSP é feita. Quando chegar em JSP, você verá bastante HTML misturado em scriptlets e depois aprenderá que é sempre bom evitá-los. Estude JSTL e, preferencialmente, desenvolva um projeto simples para fixar as idéias. Boa parte dos meus estudos, eu fiz vendo video-aulas. Mas a maioria, eu aprendi no desenvolvimento de um projeto. A medida que eu ia precisando das coisas, ia estudando, aprendendo e implementando. Aprendi, inclusive, JasperReports/iReport, que é um framework para gerar relatórios.
- Quando estiver seguro com JSP, Servlet e JDBC, comece a estudar os frameworks de mercado. Eu sugiro que inicie com Hibernate. Está cansado de fazer tanto SQL com JDBC? Pois o Hibernate (que segue a especificação JPA), após ser corretamente configurado, vai fazer todo o mapeamento objeto-relacional para você e facilitará todas as operações com banco de dados. Dificilmente você precisará criar queries, e se precisar, poderá usar HQL que funciona em qualquer banco de dados. Outro benefício é que ele funciona independente do banco de dados. Se você fosse mudar o BD de um projeto em JDBC, teria que mudar bastante as SQL. Com o Hibernate, você apenas muda alguns parametros na sua XML de configuração. Depois, vá em busca de outros frameworks (eu fui atrás de JSF e depois pretendo aprender Spring, mas você pode escolher Struts ao invés de JSF, por exemplo). Sugiro que pesquise qual framework tem mais futuro, é mais usado no mercado e o que cada um tem a te oferecer, antes de começar a estudar.
Post original: http://fernandocamargoti.blogspot.com.br/2011/09/java-ee-por-onde-comecar.html
Autor do blog: http://fernandocamargoti.blogspot.com.br/